Início História

História

A Igreja Batista Betânia, originalmente Primeira Igreja Batista em Jardim Betânia, foi fundada por um grupo de 18 irmãos vindos da Igreja Batista em Parque Estoril, Nova Iguaçu, no dia 05 de dezembro de 1965.

Naquela época, a igreja se reunia na Rua Núncio Marefosiqui 12, no bairro Mallet (quase ao lado da sede atual), na casa de um de seus membros. Ali permaneceu por 13 anos, ficando até 1978. Nesse período, marcada por muitos problemas, a igreja não conseguiu desenvolver-se muito, nunca passando dos 30 membros. Principalmente, por se reunirem em propriedade alheia.

Por incrível que pareça, o proprietário do terreno onde foi construído o pequeno templo, passou a julgar-se dono da igreja. Não permitindo que a ela se agregassem ninguém além dos 30 membros. Foi preciso muita luta, oração e intervenção de Deus para que isso fosse mudado.

Com a ajuda de Deus, um novo tempo chegou. O que culminou na exclusão deste irmão e na mudança da igreja para uma nova propriedade: Rua Núncio Calleppi, 369. Sair da antiga sede foi algo muito marcante na vida da igreja, pois ali, no novo endereço, a PIB em Jardim Betânia ganhou novo rumo e nova vida. Foi eleito um jovem e dinâmico obreiro para conduzir a “nova Igreja”. Foram dias de refrigério, alegria e crescimento. Era o Pastor Celso Gonçalves de Oliveira, que pastoreou Jardim Betânia por 12 longos e abençoados anos. Porém, em setembro de 1991, aprouve Deus chamá-lo a glória, ainda jovem de idade, aos 36 anos. Sob seu pastoreio, a PIBJB chegou a 200 membros.

Dessa data, até outubro de 1992, a igreja permaneceu sem pastor, o que, aliás, foi muito ruim para a vida da comunidade. Muitos desentendimentos internos, muita disputa de poder e coisas semelhantes surgiram no seio da congregação. Esses problemas atingiram tal magnitude que chegaram a ocasionar a saída de dezenas de irmãos. Em 17 de outubro de 1992, tomou posse como Pastor efetivo o Pr. Neil Teixeira Barreto, que a pastoreia até os dias de hoje.

Quando assumiu o pastorado da dividida igreja, constava no rol de membros 136 nomes, que se resumiu a 56, após as visitações e determinações abraçadas pelo novo Pastor. Eram numericamente poucos, porém muito consagrados. Irmãos que verdadeiramente amavam o Senhor e a sua igreja.

Com esses poucos valentes, Deus operou de tal forma que fora como uma podagem necessária para o crescimento da árvore. Nos primeiros 3 anos de ministério, a igreja não fez sequer um culto evangélico externo. O Pastor entendia que não adiantava tirar almas do mundo (do inferno) e trazê-las para dentro de uma comunidade doente, de uma Igreja dividida. O Pastor sabia que primeiro precisava sarar a igreja, investindo em relacionamentos e comunhão, para depois trazer novos membros.

Deu certo! Quando a PIBJB começou a sair das quatro paredes – agora sarada, saudável -, em pouco tempo o templo se tornou pequeno. Foi derrubada uma das paredes laterais, aumentando a capacidade de comportar mais pessoas. Passamos de 185 lugares para 290.

Ainda assim o templo não comportava os frequentadores. Em pouco tempo, havia mais gente do lado de fora do que do lado de dentro da PIB em Jardim Betânia. Tudo isso aconteceu a partir de 1996.

Tabernáculo de Adoração – IBB / RJ

Hoje, estamos num novo santuário, num novo endereço. É o nosso já conhecido “Tabernáculo de Adoração”, com capacidade para 1.124 pessoas sentadas. Para a glória de Deus, o Tabernáculo, que foi inaugurado em dezembro de 2000, já está lotado tendo em seus cultos dezenas de pessoas em pé. Com a inauguração do novo templo veio também a mudança do nome para Igreja Batista Betânia.

Seguimos marchando, acreditando que a cura de nossa nação só será possível através da ação da igreja de Jesus Cristo.

Que Ele nos abençoe e capacite.

Outros Endereços

Av. Emilio Granato, 1665 – Canto do Mar, São Sebastião
Ponto de Referência: Entre a Subprefeitura e o Posto de Combustível.

Pastor Responsável: Pr. Davidson

Rua Val Porto 556 – Centro – Parque Residencial Salgado Filho
Ponto de Referência: Em frente ao Supermercado BIG, esquina com a Rua 24 de maio.

Informações: Pr Sidnei.

Rua 14, lote 18, quadra 44 – Salão de festas PINHEIROS
Ponto de Referência: Para quem vem do Rio de Janeiro é só dobrar à esquerda após o posto SOLGÁS, e para quem vem de Rio das Ostras é só dobrar à direita antes do Posto SOLGÁS

De quinze em quinze dias, aos domingos, às 10:00h
Informações: Pr. Isaías Marcello