SOBRE

O Ministério de Integração da Família – MIFA tem como objetivo maior integrar todos os elementos compositores de uma estrutura familiar, sob o olhar do desenvolvimento humano individual, tais como: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; e sob o olhar sistêmico, perpassando por famílias com ou sem filhos, nas suas variadas formações.

De forma consciente e constante, o MIFA trabalha para ajudar os indivíduos a construírem seus relacionamentos, quer sejam conjugal ou familiar, em bases sólidas, o que prefigura substituir a tão sonhada relação conjugal ou família perfeita, pela busca constante de saúde nas áreas cognitiva, emocional e comportamental, levando sempre em consideração que o respeito e valorização do indivíduo é preponderante para obter êxito nessa busca, principalmente no que diz respeito a sua singularidade. Para alcançar êxito na proposta que norteia a sua existência, o MIFA desenvolve algumas atividades, das quais destacamos:

 

Retiro de Casais

Hoje o Retiro de Casais já é uma atividade estabelecida no seio da igreja, frequentadores e acompanhantes da mesma nas redes sociais.

Visando oferecer aos que dele participa um final de semana agradável, sendo em muitos casos, uma lua-de-mel para os que não tiveram com muita alegria, descontração e comunhão, o Retiro de Casais, não abre mão da reflexão entre os cônjuges, desafiando-os a colocar em prática no cotidiano o aprendizado recebido nesses maravilhosos dias.

 

Encontro de Casais

A mais nova atividade desenvolvida pelo MIFA, o Encontro de Casais, visa atender uma demanda que surge no seio da igreja. Pela ampla concorrência entre casais para participar do Retiro de Casais, uma forma que encontramos de alcançar um número maior de casais, principalmente os primeiranistas, foi o que determinou o desenvolvimento desta atividade.

Vale ressaltar que, uma das grandes conquistas deste evento é a comunhão que se estabelece entre as múltiplas equipes formadas para condicionar a realização do mesmo. No Encontro, toda a estrutura é construída e executada pelas equipes referenciadas acima e vê-las trabalhar com amor e entrega total não tem preço

 

Curso de Noivos

O Curso de Noivos é o resultado de alguns anos de observação feita em gabinete pastoral de questões apresentadas pelos casais que procuravam ajuda para entender ou solucionar suas crises conjugais. Em função dessa grande demanda, percebeu-se a necessidade de trabalhar muitos conceitos e conteúdos com os jovens casais a fim de que os mesmos pudessem entrar saudáveis na relação conjugal.

 

Jantar de Namorados

Dia dos Namorados não pode ser uma data que passe em branco e o MIFA idealizou há alguns anos o Jantar de Namorados.

Talvez o maior foco desta atividade é mostrar aos casais que manter acesa a condição de namoro é essencial para a saúde no relacionamento conjugal. É possível ser romântico e manter a sensibilidade, mesmo depois de terem passado pelo altar. O que constatamos e nos deixa bastante satisfeitos é que a maior parte dos casais que participam desta atividade são casados.

 

Seminário Papo de Família

Atividade ímpar na igreja, onde reunimos todos os seguimentos para simplesmente falar e refletir sobre família.

Passamos por tempos difíceis no que diz respeito à sociedade e a família está no centro das discussões e para não sucumbirmos diante das propostas de alijamento das famílias, é de suma importância termos um espaço para falar sobre necessidades das mais variadas, com palestrantes capacitados e qualificados.

Cada família é uma família, portanto respeitar a singularidade e história de cada uma delas é pressuposto básico para o êxito desta atividade.

Sabemos que muitos outros projetos existem e muita coisa ainda precisa ser feita, é verdade. Mas com essas atividades, que já são realidades, o Ministério de Integração da Família enseja proporcionar ferramentas que capacite a todos que por ele seja alcançado, sobretudo à luz da Palavra de Deus, a fim de que os indivíduos ouçam, vejam, avaliem, analisem e decidam por si mesmos, qual o melhor caminho ou maneira de desenvolver relacionamentos saudáveis, olhando para cada momento de adversidade, oportunidade de aprendizado que a vida oferece.